Caixa: segredo, mistério e proibição

A caixa, o báu, o porta-jóais sempre veicularam através de suas funções um sentimento de segredo, de mistério e de proibido que encantam homens e mulheres.

Durante os quatros últimos anos, le faubourg atelier desenvolveu vários tipos de caixas de tamanhos, formas e funçōes diferentes. Alguns modelos foram únicos (presente de casamento), outros em série mais importantes (brinde de uma marca para seus clientes). Mas a maioria dessas caixas são pequenas coleções numeradas. 

A única coisa que todas têm em comun é que são marchetadas. De madeira, de palha, maciça, laminada, com compartimento segredo ou não.

As fotografias que seguem são uma apresentação não exaustiva do que foi produzido. Alguns modelos ainda estão disponíveis nas lojas parceiras.




A clássica do atelier: 10 x 10 x 10 cm. Aqui a coleção "matière"que valoriza a textura e a riqueza da madeira. A marchetaria fica presente simbolicamente através de um quadrado. Várias outras lâminas de madeira foram usadas nesta coleção masculina.




Mesma coleção "matière" com um formato maior. Lâmina de jacarandá (certificada pelo Ibama) com um detalhe marchetado do brinco de princesa.


O brinco de princesa e a flor do jacarandá, ambos símbolos do Rio Grande do Sul, foram apresentados sobre caixas de diferentes formatos e com acabamento de eucalipto e roxinho.


O trabalho de marchetaria é antigo e mantém-se atual com novos materiais e aplicações. Este porta-joias é feito a partir de ébano verde maciço, lâmina de ébano verde e palha marchetada.

É uma criação livremente inspirada nos trabalhos de decoradores franceses das décadas de 30 e 40, como Jean-Michel Franck, André Groult, Emile Rulhmann.

Esta peça é única e se chama Mademoiselle e tem dimensões modesta (241x190x70 mm) com três compartimentos. Sua tampa é colocada sobre um pequeno cavalete marchetado de palha. 




Ao contrário da precedente peça, esta caixa foi realizada em 150 exemplares para o lançamento do novo perfume  da loja. O logotipo da marca foi marchetado de  madeira tingida cinza sobre um fundo preto no tampo e gravado em uma plaquinha de metal na frente da caixa.




A foto seguinte é da última coleção de caixas que estreou o 25 de novembro de 2012 Mais informações na postagem da mesma data.




30 views0 comments

OFICINA:

Rua da Junqueira, 200, porta 25

1300-346 Lisboa

+351 936 938 230

lefaubourgatelier@gmail.com

JACKY CAVALLARI

Marcheteiro • Ebanista • Marceneiro

Marqueteur • Ébéniste • Menuisier

Marqueter • Cabinetmaker • Woodworker

  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle

© Todos os direitos reservados. Toute droits reservées. All rights reserved.

Jacky Cavallari