top of page

Martim-pescador

Martins-pecadores são aquelas aves de cabeça grande e bico forte vistas tão freqüentemente (com trema antes da reforma ortográfica!) pousadas num galho ou fio de arame acima da água de um açude, banhado ou córrego lento. Desses pontos estratégicos, mergulham diretamente na água para capturar a presa aquática, pequenos peixes ou rãs, de que se alimentam. Com a presa no bico, voltam aos poleiros para matá-la e, depois, engoli-la. (texto : William Belton)


Disponíveis em quatro cores de fundo (da esquerda à direita : maple/ácer, curupixa, nogueira e jatobá) estes quadros medem 24 x 14 cm e são numerados de 1 a 16, como todas as minhas coleções.

Aqui a, lâmina de fundo é um jatobá, madeira de uma bela cor avermelhada, quase marrom, de forte densidade com um grão (textura) fechado com algumas veias escuras.


Vou mostrar e descrever nesta postagem toda a riqueza desta matéria que gosto tanto que é a madeira.

Podem ver a direita o louro freijo "maillé" com suas pequenas manchas mais claras. A madeira que deu nome ao Brasil : o pau brasil vermelho escuro, muito denso e duro. O ipé, também chamado de ébano verde de cor marrom/verde. O mogno com sua textura aveludada.

Neste outro detalhe (abaixo) podem ver o goiabão claro com seu amarelo vivo. O marfim arana com sua textura homogénea de cor amarela clara. O mogno encarneirado e seus reflexos contrastados. E para terminar o carvalho, bege claro com seu poro aberto e pequenas manchas mais escuras.

Isso é uma parte da "paleta"  de madeira desta marchetaria.




2 views0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page